sábado, 29 de janeiro de 2011

Comparações Astronômicas

O fato de o Universo ser imenso, todos nós sabemos. Mas seria possível dimensionar essa imensidão? Para trabalhos astronômicos, as unidades comuns usadas para dimensionar objetos e distâncias do cotidiano seriam
inviáveis para medir tamanhos no Universo. Dentre as unidades ditas astronômicas, destacam-se três delas: A Unidade Astronômica (UA), o Ano-luz (al) e o parsec (pc).


Unidade Astronômica

Essa unidade, já considerada grande para os padrões terrestres é ínfima na escala cósmica. A UA é a distância entre a Terra e o Sol. Equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Ano-Luz

Já o Ano-luz é mais conhecido e comentado. O ano-Luz é a distancia que a luz percorre em um ano. Podemos facilmente calcular essa distancia pela seguinte multiplicação: 1 ano x 365 dias x 24 horas x 3600 segundos x 300000000 m/s (Velocidade da Luz) = 9.460.800.000.000 quilômetros ou 9 trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões de quilômetros. É uma distancia considerável, mas ainda pequena!

Parsec

Para simplificar, o Parsec (paralaxis secundus) é calculado dessa maneira:

Partindo-se de um triângulo retângulo, no qual o menor cateto é 1 U.A. e o menor ângulo equivale a um arco de 1 segundo, o cateto adjacente a esse ângulo mede 1 parsec.








Muito bem, agora que as unidades foram detalhadas vamos comparar alguns corpos celestes. Começando pelo Sistema Solar.





                  Ao fundo, o Sol, e o tamanho relativo dos planetas.

No entanto, se achamos o Sol grande podemos compara-lo a outras estrelas.


                             Nessa escala o Sol é insignificante.

Essas imagens nos dão uma vaga idéia do tamanho do nosso Universo, poderíamos ainda continuar a comparar objetos cósmicos, e as surpresas seriam ainda maiores! Será que com todo esse Espaço, estamos sozinhos?








0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

  ©A Culpa é da Maçã - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo